ORIGEM E NOBREZA


Sobre a origem e a nobreza desta família escreveu PEDRO TAQUES DE ALMEIDA PAES LEME o seguinte;

"Francisco Taques Pompeu, natural de Brabante, dos estados de Flandres, da nobilíssima família de seu apelido, passou a Portugal por causa do comércio, e fez assento na Vila de Setúbal, onde casou com Ignez Rodrigues, natural da mesma vila, e foram moradores na freguesia de S. Julião.

Isto consta dos autos de genere processados em 1696 na câmara patriarcal de Lisboa por parte de Pedro Taques de Almeida, em, em que depuseram as testemunhas Domingos Alvares de Paiva, moço da câmara de s. majestade, o Capitão Antonio Borges Ferreira, Francisco da Cruz Vieira e Antonio Nogueira Homem, sobre a pureza e nobreza do sangues dos Taques Pompeus."

Francisco Taques Pompeu deve ter nascido por volta de 1550 e provavelmente morreu em São Julião, Setúbal, Portugal.

Francisco Antonio Doria especula sobre a possibilidade de Francisco Taques Pompeu ser filho um certo Maffeo de Tassis, que enriqueceu obtendo a concessão do monopólio do serviço postal, pelo Imperador Maximiliano 

I. Diz-se ter casado com Catarina ou Francisca Rodrigues, mencionada por genealogistas como integrante da Família Freitas da Magdalena. Maffeo descendia de longa série de Tassis, Taxis e Tazzo, da Região de Cornello, no Reno.

Do matrimônio de Francisco Taques e Ignez Rodrigues ficaram 2 filhos:
francisca Taques e Pedro Taques.

NESSE LINK TENHA ACESSO AO GRÁFICO APENAS DOS PRIMEIROS DESCENDENTES DE PEDRO TAQUES.

"FRANCISCA TAQUES foi casada em vida de seus pais com Reinaldo João, fidalgo de Alemanha, pagem do real estandarte de el-rei dom Sebastião. Achando-se em Setúbal teve este alemão umas diferenças com Fernão Velho, fidalgo da casa real que tirou-lhe a vida, apesar do decreto real que à vítima assegurava avida.

Este crime foi cometido publicamente de dia em Setúbal, pelo qual foi preso Fernão Velho e depois de processado, degolado em cadafalso em Lisboa, esquartejado seu cadáver, e suas casas entulhadas de sal para eterna memória do caso. Por essa infelicidade não teve geração Francisca Taques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário